Este será um dos poucos Post's que pretendo escrever sobre esporte. Sou apaixonado por esportes e tenho meus ídolos, minhas preferências clubísticas e muitas opiniões formadas relacionadas a esportes então não gostaria de entrar em conflito com as pessoas que não partilham da minha opinião e também não gostaria de exaltar minhas paixões por clubes de futebol e ídolos. Isso foi uma decisão minha ao criar este blog e vou tentar me controlar para não deixar isso acontecer rsrsrs. Porém, esta semana recebi um e-mail de um grande Amigo meu chamado Vamberto que partilha comigo a paixão e o respeito por Ayrton Senna, como ídolo no esporte e ao ler este e-mail me deu vontade de escrever sobre ele.
Muitos não gostavam, não o respeitavam e o consideravam um péssimo exemplo como esportista, mas que mal faz uma pessoa que gostava de vencer e muitas vezes ultrapassava seus próprios limites para atingir seus objetivos ou simplesmente ser o melhor?
Senna era assim, um VENCEDOR. Talvez por isso gozava de tanto ódio e admiração das pessoas que gostavam de fórmula 1, aliás nunca houve no Brasil tanta audiência em corridas de fórmula 1 como havia na época de Senna.
Com 4 anos de idade Senna começava sua carreira como piloto de kart e com certeza não imaginava o que viria a ser um dia. Sua carreira foi curta é verdade, foram 34 anos de vida, 30 anos como piloto e 10 anos de fórmula 1. A trajetória de Senna é exatamente o que podemos chamar de "carreira meteórica".
Ainda em testes na fórmula 1 Ayrton Senna fez algumas voltas na equipe Williams em 1983, conhecendo o melhor carro e com a melhor tecnologia da época. Quiz o destino que ele iniciasse seus testes na fórmula 1, justamente na equipe que acabaria alguns anos depois com sua carreira e sua vida. Nestes testes Senna já mostrou do que seria capaz, ele literalmente voou no circuito de DONNINGTON PARK (INGLATERRA). "Parecia um sonho ver de perto aquela tremenda Máquina, altamente sofisticada, campeã do mundo. Naquele dia, a Williams não era de ninguém, era só minha. Liguei o carro e bati o record da pista". (Ayrton Senna)
Estreou na fórmula 1 em 1984 na extinta Toleman e já foi destaque. No grande prêmio de Monaco com muita chuva, Senna vinha ultrapassando todos os adversários e quando chegava para ultrapassar Prost a direção de prova encerrou a corrida quando ainda faltavam algumas voltas com a desculpa de que a pista não tinha condições de pilotagem. Senna nunca engoliu aquele segundo lugar. No ano seguinte pilotou pela equipe Lotus, uma equipe média onde ficou até 1987. Em 1988 se transferiu para McLaren ficando até 1993 e sendo campeão mundial em 88, 90 e 91. Em 1994 encerrava tragicamente sua carreira em um acidente fatal pela equipe Williams.
O que mais chama atenção na carreira de Ayrton Senna é a competitividade da época. Senna ao contrário da fórmula 1 de hoje competiu muitas vezes com equipamento inferior contra outros grandes pilotos como Nick Lauda, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell e Michael Schumacher. Era outra época da fórmula 1. O Brasil parava para assistir as corridas e torcia realmente pelos pilotos brasileiros.
Confusões com Piquet e principalmente com seu arqui-rival Alain Prost ficaram na história. Um cara que não media muito as palavras e que falava quase sempre o que pensava independente de estar certo ou errado. Esse era o Ayrton Senna da Silva ou Ayrton Senna do Brasil como ficou muito conhecido.
Ayrton sempre foi muito homenageado com filmes, aparições em programas famosos, entrevistas, medalhas, troféus, estátuas, prêmios e muitos outros. Pra mim a mais emocionante foi a cantora Americana Tina Turner em seu show chamar Senna ao palco e cantar para ele "SIMPLY THE BEST" (Vídeo abaixo)
Vídeo retirado do youtube (Autor: archivodichiara) Link: http://youtu.be/nYGcLWOG4gQ
Hoje você busca facilmente na Internet algumas mensagens ou frases de Ayrton Senna, sempre relacionado a Motivação ou Liderança, características de um vencedor que nunca se contentava com o segundo lugar.
Já são quase 18 anos de saudades daquele que pra mim é "O MELHOR" de todos os tempos. As imagens de suas corridas são inesquecíveis e quero mantê-las assim em minha memória, apenas lamento que algumas pessoas não possam ter visto aquele capacete amarelo que nos dava tanto prazer e nos fazia sentir grandes emoções nos dias de domingo.
Para encerrar, segue abaixo o vídeo que recebi por e-mail. Vídeo de um programa Americano chamado Top Gear e que sintetiza o que realmente foi Ayrton Senna. Para mim se destaca nela algumas palavras de Ayrton que simboliza o que realmente é um vencedor. Disse Senna "Quando há uma oportunidade, ou você se compromete como um piloto profissional, que tem como objetivo vencer corridas, ou você chega em segundo, terceiro ou quinto. Eu não fui feito para chegar em terceiro, quarto ou quinto. Corro para vencer. Quando você não arrisca-se nas oportunidades que existem, você não é mais um piloto".
Grande Abraço!!!
Autor: Fernando Brasil
Vídeo retirado do youtube (Autor: marcellonez1) Link: http://youtu.be/sBNhkylfEnc
Acertou! Simplesmente foi o melhor piloto de todos os tempos
ResponderExcluirRESULTADO DA ENQUETE: AYRTON SENNA...
ResponderExcluir... ERA MÁGICO = 33%
... ERA COVARDE = 0%
... ERA O MELHOR = 66%
... NUNCA FOI O MELHOR = 0%