segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ACABE COM O VÍCIO, ANTES QUE O VÍCIO ACABE COM VOCÊ!!!

Vício: Imperfeição grave; defeito; Disposição habitual para certo mal; Mal costume. Esta é a definição dos nossos dicionários para vício.


Existem inúmeros tipos de vícios e alguns são muito estranhos como chocolates, internet, compras, jogos, etc. Porém os mais conhecidos são os das drogas lícitas e ilícitas. Sobre as ilícitas não são merecidas nem comentários já que são proibidas. Já das lícitas duas em especial estão em destaque na atualidade, Bebidas e Cigarro.

Este último me chamou atenção ao assistir uma reportagem no Fantástico de ontem. O dr. Drauzio Varella mostrou a violência com que o cigarro devasta o organismo dos fumantes. Boca, dentes, garganta e Pulmões são vitimas de uma agressividade sem tamanho dos efeitos do cigarro. Silenciosamente o organismo vai cedendo e cansando de lutar. É uma luta desigual, pois enquanto os orgãos tentam se regenerar após sofrer o ataque da nicotina e da fumaça, o próprio fumante não dá tempo para isso, pois acende outro cigarro e a situação tende a piorar cada vez mais.


Doenças aparecerão rapidamente e cada uma com sua gravidade. Lembrando que os fumantes passivos (que convivem com fumantes em ambientes fechados) também tem grandes chances de sofrerem com doenças causadas pelo cigarro, principalmente as que ataquem o sistema respiratório. Já tive na minha família pessoas que ficaram muito doentes pelos efeitos do cigarro e alguns infelizmente foram fatais. Descrevo agora uma lista das principais doenças causadas pelo cigarro:

+ CÂNCER DE PULMÃO
+ CÂNCER DE LARINGE
+ CÂNCER DA BOCA
+ CÂNCER DE ESTÔMAGO
+ INFARTO DO MIOCÁRDIO
+ ENFISEMA PULMONAR
+ LEUCEMIA
+ BRONQUITE
+ TROMBOSE VASCULAR
+ ANEURISMA ARTERIAL
+ ÚLCERA DO APARELHO DIGESTIVO
+ IMPOTÊNCIA SEXUAL


Como falei, são apenas algumas das doenças causadas pelo cigarro, pois existem ainda mais. Médicos deixam bem claro q o fumante precisa no minimo de dois anos para começar a limpar seus orgãos dos resíduos deixados pelos cigarros e que a nicotina é a causadora do vicio. Agora eu pergunto: Se as indústrias de cigarro sabem o causador do vício (NICOTINA) então porque não são obrigado pelos nossos ilustres governantes a comercializarem apenas cigarros sem nicotina???

Resposta fácil né? Se o cigarro não tiver nicotina, não irá viciar ninguém e as vendas de cigarro caíra drasticamente. Tem muito peixe grande ganhando dinheiro com as industrias de cigarros no Brasil e seria prejudicial a saúde dos bolsos deles que isso tivesse um fim. E a saúde do povo??? kkkkk, eles não estão nem aí para a saúde do povo.


E as bebidas alcoólicas??? Tem igual ou até pior poder de devastação, pois além de acabar com o próprio viciado é causador de muitos outros problemas como acidentes de trânsito, brigas, violências domésticas, etc. Enquanto o cigarro destrói os orgãos internamente e lentamente o álcool ataca diretamente o cérebro causando alucinação e criando neste individuo um prazer imediato e em algumas pessoas uma sensação de invencibilidade, o "eu posso tudo". Segue outra lista das principais doenças causadas pelo Álcool:

+ Esteatose Hepática (acumulo de gordura no Fígado)
+ Hepatite Alcoólica
+ Cirrose Hepática
+ Insuficiência Renal
+ Pancreatite
+ Câncer do Pâncreas



Ontem recebi um twitter uma mensagem q achei muito interessante, falava sobre a incoerência ao relacionar as bebidas alcoólicas com o esporte. Observem que em todos grandes eventos esportivos sempre existe um patrocinador master relacionado com bebida alcoólica. Como se Bebida X Esporte tivesse alguma relação. Entendo que eles fazem suas propagandas no sentido das pessoas que assistem aos eventos e não dos próprios atletas, mas a relação é estranha, concorda?

Outra perguntinha seria a seguinte: Porque as emissoras de TV não discriminam as bebidas como discriminam o cigarro???


Essa resposta é mais fácil que a outra. Simplesmente porque as industrias de bebidas podem anunciar tranquilamente e pagam sempre valores altos pelos anúncios, ao contrário das indústrias de cigarro que estão proibidas de fazerem anúncios nas TV's. Porque este tratamento diferente??? As duas são drogas Lícitas e matam do mesmo jeito. Aliás, quem mata mais, Cigarro ou Álcool? Pesquisei na internet quando achei este texto na revista SUPER INTERESSANTE o qual repasso na integra pra vcs. (http://super.abril.com.br/saude/mais-prejudicial-alcoolismo-ou-tabagismo-442051.shtml)

"O cigarro mata muito mais gente do que a bebida – segundo a Organização Mundial de Saúde, três milhões de mortes ao ano são provocadas pelo tabaco e 750 000 pelo álcool. Há duas razões principais para isso: fumar é um hábito muito mais disseminado e freqüente do que beber; e o tabagismoé apontado como causa de mais de 40 doenças cardíacas e respiratórias. A nicotina, responsável pela dependência química, é apenas uma das 4 700 substâncias presentes no cigarro – e, desse total, entre 40 e 60 são reconhecidamente cancerígenas. “O álcool apresenta-se como um flagelo mais dramático, porque está associado à desintegração familiar e a um grande número de mortes entre adultos jovens, em acidentes de trânsito ou atos de violência.
Isso faz parecer que é um vício mais perigoso, mas o cigarro mata, mais lentamente, um número bem maior de pessoas”, afirma o psiquiatra Montezuma Pimenta Ferreira, do Ambulatório de Tabagismo do Hospital das Clínicas de São Paulo. “O tabaco, na verdade, mata mais que todas as outras drogas juntas”, diz ele. Sem contar, é claro, que muitas vezes essas duas dependências químicas andam de mãos dadas".

 

Bom mesmo seria se as duas tivessem o mesmo nível de preocupação por parte de nossos ilustres Governantes e meios de comunicação, mas enquanto isso não acontece as indústrias do vício vão enriquecendo e acabando aos poucos com as famílias brasileiras. Mas não tem nada demais, até porque enquanto eles matam um, nascem 10. Lamentável.

Grande Abraço!!!

Autor: Fernando Brasil

3 comentários:

  1. As ilustrações são perfeitas. Mesmo sem texto você entenderia que demonstra as drogas é uma prisão sem muro. Uma coisa que temos que entender é que não existe drogas pesadas ou leves, como diz um dos principais especialista em combate às droga do mundo o português João Goulão em entrevista à IstoÉ. "Nenhuma droga é leve. O que realmente interessa é a importância que a droga ganha na vida da pessoa. Se for dependente da substância, pouco importa que ela seja leve ou pesada."

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que diz que ao beber se torna um condutor de automóvel melhor!? Balela!!!
    Se torna um irresponsável maior!
    DROGAS... TÔ FORA!!!

    ResponderExcluir
  3. RESULTADO DA ENQUETE: ÁLCOOL E CIGARRO...

    ... SÃO DROGAS COMO QUALQUER OUTRA = 100%
    ... MERECEM CUIDADOS ESPECIAIS = 0%
    ... NÃO SÃO DROGAS = 0%
    ... NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM = 0%

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI