Demonstração de puro amor não acontece a toda hora certo? Errado, existe sim quem demonstre amor sempre. Alguns bons exemplos precisam ser copiados e vamos encontrar os melhores exemplos naquelas casas que foram escolhidas a dedo por Deus para ter a alegria sempre presente em seu lar de pessoas especiais em seu convívio.
Um choque, deve ser esta a primeira reação de quem recebe a noticia de quem deu a luz a um bebê com síndrome de Down.
O portador da Síndrome de Down nada mais é que uma pessoa que teve um acidente genético durante a divisão celular do embrião. O humano sem a Síndrome nasce com 46 cromossomos e o portador da Síndrome de Down nasce com 47. O pediatra é o responsável por fazer o diagnóstico diante de um exame Cariótipo (Análise Citogenética). A Síndrome de Down também pode ser identificado no pré-natal por meio de exames de ultra-sonografia.
Lembrando que a Síndrome de Down embora muita gente pense que seja, não é doença. Portando não existe cura, mas existe sim tratamentos especiais que vão ajudar os portadores a ter evoluções conforme eles cresçam e possam ingressar rapidamente e mais fácil ao convívio da sociedade. Esta história de que eles são agressivos também não existe, isso vai do ambiente familiar a que estas pessoas estão sendo expostas. Na verdade atenção e carinho são o que eles mais precisam.
Um belo exemplo de amor e de atenção para os portadores da Síndrome de Down na nossa sociedade de hoje é o jogador Romário que tem em casa uma filha que é portadora desta Síndrome e que após o nascimento da mesma nunca distratou ou teve um tratamento preconceituoso com ela, muito pelo contrário, Romário tem se dedicado dia a dia pela sua jovem filha, buscando cada vez mais se aprofundar no assunto e estar sempre presente na vida dela.
Um pai profissionalmente realizado e que poderia hoje estar apenas aproveitando sua "aposentadoria", resolveu fazer mais um gol de placa. Ele entrou na politica para lutar pelos portadores da Síndrome de Down e sempre apresenta projetos em prol deles. Os portadores da Síndrome de Down hoje tem voz no Legislativo Brasileiro e podem ter certeza que agora terão mais atenção da classe politica do Brasil.
A Inclusão social ainda é uma dificuldade em nosso país para estas pessoas. O preconceito predomina e envergonha muitas vezes a todos nós pelo simples fato de prejulgarmos as coisas sem termos conhecimento. Eles podem trabalhar, ler livros, estudar, praticar esportes, namorar... enfim ter uma vida mais ativa que muitas pessoas "Normais" que existem por ai.
Me lembro de uma propaganda (vídeo abaixo) que explica bem o quanto eles são capazes de fazer tudo. Uma menina jovem, explica que adora ouvir música, adora internet, adora festa, mas ela tem uma diferença grande entre as meninas da idade dela. Neste momento os mais preconceituosos imaginaram "nossa, a diferença é que ela tem Síndrome de Down" e ai ela mostra que a diferença é outra e realmente ela tinha razão, ela é bem diferente da maioria das meninas da idade dela. Propaganda Show, e um "tapa" na cara de muita gente.
Vídeo retirado do youtube (Autor: GiovanniDraftfcb) Link: http://youtu.be/_29acQ8GKEU
Esta na hora de acabarmos de vez com este preconceito. Sugiro começarmos fazendo pesquisas pela própria internet sobre o assunto, existem inúmeras páginas que explicam muito sobre a Síndrome de Down e que podem e devem ser pesquisadas para tirar nossas dúvidas de vez.
Sugiro também para nossos políticos a implantação de uma matéria escolar sobre inclusão social e que nossas universidades e repartições públicas promovam sempre debates sobre este assunto. A luta é muito desigual, pois são poucos que lutam por eles.
Se você está com preguiça, não gosta ou simplesmente não tem tempo de pesquisar, veja este vídeo abaixo que explica um pouco sobre a Síndrome de Down. Talvez depois deste vídeo você se interesse melhor pelo assunto. Vale a pena e são apenas 5 minutos que podem te surpreender.
Grande Abraço!!!
Autor: Fernando Brasil
Vídeo retirado do youtube (Autor: daniellecastro85) Link: http://youtu.be/jhuT9ggD7oI
RESULTADO DA ENQUETE: VOCÊ ACHA QUE A SÍNDROME DE DOWN PRECISA DE ATENÇÃO ESPECIAL EM NOSSO PAÍS?
ResponderExcluirA - COM CERTEZA, É PREOCUPANTE = 100%
B - NÃO, JÁ DÃO MUITA ATENÇÃO PARA ISSO = 0%
C - EXISTEM OUTROS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES = 0%