quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

QUESTÃO DE EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA


Para muita gente a foto acima é a própria visão do "Inferno" kkk. Pessoas enlouquecem de raiva com este tipo de coisa. O trânsito nos dias de hoje atrapalham o andamento normal de muitas cidades e causam prejuízos enormes para a população, pois negócios deixam de ser fechados, Crianças chegam atrasado nas escolas, Pessoas perdem emprego por chegar atrasado ao trabalho, ambulâncias que não conseguem levar o paciente ao hospital, etc.

Este é um dos dos grandes prejuízos com as evoluções das grandes cidades, o trânsito tem sido para muitos governantes uma enorme dor de cabeça que durará por muitos anos ainda.


Mas quem serão realmente os culpados? Uma coisa eu sei, "eu não sou". É assim que as pessoas pensam logo quando discutem sobre o trânsito. "A culpa é desse cara que me cortou pela direita", mas será que você não estava lento pela faixa da esquerda? "Os motoqueiros não respeitam os motoristas", mas será que você respeita os motoqueiros? "Esse cara tá muito rápido", mas será que não erá você que estava muito lento? Estes questionamentos precisam ser feitos por todos motoristas antes de sairmos por aí criticando o próximo, não adianta reclamar se não fazemos nada para ajudar.

Uso excessivo de buzina, alta velocidade, baixa velocidade pela faixa da esquerda, desrespeito a faixa de pedestre e ultrapassar sinal vermelho são situações comuns, mas "ERRADAS" que encontramos no trânsito no nosso dia a dia. Agora confessa, você comete quantos erros destes por dia? Eu mesmo me pego sempre  criticando os motoristas, mas confesso que cometo um destes erros pelo menos uma vez ao dia.


Este talvez seja o principal motivo de tantos acidentes e consequentemente tanta lentidão no trânsito das nossas cidades. A "falta de educação no trânsito" é notada por todos e precisamos urgentemente cobrar das nossas autoridades no assunto uma reciclagem educacional com campanhas urgentes para os motoristas. É preciso reaprender muitas coisas do tipo: Não buzinar na frente de escolas, hospitais, estacionamentos fechados, condomínios, etc. Os veículos devem andar sempre pela via da direita, só quando for ultrapassar use a faixa da esquerda. Na chuva reduza a velocidade, mantenha uma distância maior do veiculo da frente e acenda os faróis. Faixa e semáforo de pedestre é para ser respeitada. No trânsito existe velocidade máxima e minima e as duas devem ser respeitadas.

É verdade que aprender todas as regras de trânsito não é tão fácil, mas é necessário. O governo deveria investir mais em propagandas educacionais e lembretes diários via redes sociais. É verdade que alguns departamentos de Trânsito já vem fazendo sua parte como o Detran-PB que tem uma comunicação forte via TWITTER e sempre tem lançado campanhas educacionais nos principais meios de comunicação do nosso estado. Esse é um trabalho de conscientização sendo necessário o interesse e a ajuda da própria população. A campanha feita pelo Detran-RJ abaixo mostra bem isso o que estou falando.


Consciência e educação são palavras chaves para melhorar o trânsito nas nossas cidades, prometo a você que vou me auto vigiar mais no trânsito, mas me faça um favor, FAÇA A SUA PARTE!

Grande Abraço!!!

Autor: Fernando Brasil

3 comentários:

  1. Concordo plenamente!!! É preciso sermos mais consciente e educado no trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Em matéria de trânsito, quem não escuta o aviso de CUIDADO, depois escuta bem direitinho, COITADO....!

    PARABENS pelo BLOG. Temos que criar consciência desde criança.

    Abraços,
    Haroldo.

    ResponderExcluir
  3. RESULTADO DA ENQUETE: OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO TRÂNSITO...

    ... SÃO AS PESSOAS = 16%
    ... SÃO AS LEIS = 0%
    ... SÃO AS AUTORIDADES = 16%
    ... TODOS TEM CULPA = 68%

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI